terça-feira, 22 de maio de 2012

Clandestinidade

A Ditadura Militar no Brasil iniciada em 1º de abril de 1964 foi um período sombrio da História Brasileira e por isso é necessário que ele não seja esquecido, para que os fatores que  tornaram-o possíveis sejam bandidos na nossa sociedade.
 É preciso que façamos da lembrança do passado uma arma de luta pelo futuro. Por isso, como introdução a esse tema, o filme Clandestinidade, que aborda o tema de uma maneira que pode servir de introdução a esse tema.

5 comentários:

  1. Gabriela Nobre 3ºA E.E felipe cantúsio Professora Ana Paula eu assisti o vídeo sobre clandestinidade e entendi que naquela época o assunto sobre a politica era tratado com cuidado e as pessoas não podiam falar abertamente sobre o assunto, pois seriam punidos ou assassinados. Hoje as coisas são diferentes, temos liberdade de expressar nossas opiniões e até somos obrigados a participar da vida politica pois temos esse direito, diferente da década de 60.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Nobre 3ºA E.E felipe cantúsio Professora Ana Paula eu assisti o vídeo sobre clandestinidade e entendi que naquela época o assunto sobre a politica era tratado com cuidado e as pessoas não podiam falar abertamente sobre o assunto, pois seriam punidos ou assassinados. Hoje as coisas são diferentes, temos liberdade de expressar nossas opiniões e até somos obrigados a participar da vida politica pois temos esse direito, diferente da década de 60.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo ou curta-metragem fala um pouco sobre a ditadura militar e a clandestinidade de pessoas que não concordam com esse sistema que não tem nada de democrático .Fala sobre pessoas que entram para partidos comunistas ,que tem medo só da possibilidade de serem ouvidos por militares;de um sistema que abusa da autoridade de militares para torturar e matar pessoas contrarias à ele . Usando uma historia de um triangulo amoroso .

    ResponderExcluir
  4. Nome: Adriene Damasceno Nº1 série: 3ºA

    video: Clandestinidade

    Este video trata se de que na época que as pessoas viveram a ditadura militar o assunto direto "politica" era tratado de uma forma diferente do que vivemos hoje em dia, e em algumas situações vividas pelos partidos sofriam torturas e eram assassinadas e sem poder falar abertamente sobre a politica do partido comunista que era opartido que no video referia-se! Pprtanto a politica vista hoje é bem diferente do tempo da ditadura militar, com direito a expressar opiniões e é aberto para todos!

    ResponderExcluir
  5. Mariana T. Lourenço nº24 3ºB

    A historia desse curta-metragem se passa na época da ditadura militar,onde as pessoas não tinham liberdade de expressão,não havia democracia,não tinham o direito de ter sua propria opinião,e o poder fica totalmente concentrado na mão da política.As pessoas não tinham o direito de contestar a política que viviam.Na historia,é possível perceber que as pessoas que lutavam contra essa ditadura (que seria o partido comunista) eram vistas de uma forma negativa,ninguem acreditava neles,e consequentemente essas pessoas sofriam com isso.
    Na historia,o personagem Roberto acaba se envolvendo com esse partido comunista,e acaba vivendo os problemas e riscos que
    pessoas que lutavam contra a ditadura viviam.

    ResponderExcluir