terça-feira, 5 de junho de 2012

Democracia

Democracia: na teoria Clássica ou Aristotélica, Democracia pode ser entendida como o governo do Povo, de todos os cidadãos, ou seja, de todos que gozam do direito da cidadania

A forma de Governo que se opõe a Monarquia é a República
res publica que significa coisa pública. Fundamenta-se no ideal da Democracia.

Já  a Ditadura Romana era um orgão extraordinário que poderia ser atividado conforme processo e dentro dos limites constitucionalmente definidos para fazer frente a uma situação de emergência. O ditador era nomeado por um ou por ambos os consules, em consequência de uma proposta do Senado, ao qual cabia julgar se a situação de perigo fazia realmente necessário o recurso da Ditadura.

O que define a Ditadura Moderna é a concentração e o carater absoluto dessa concentração de poder. Ela subverte a ordem preexistente e a extensão do seu poder não está delimitado constitucionalmente.


Jovens protestam contra a Ditadura no Brasil/Arquivo AEL/Unicamp


A Ditadura é um regime que privilegia a autoridade governamental e diminue o consenso (a participação), concentrando o poder político nas mãos de uma só pessoa ou de um só órgão, colocando em posição secundária as instituições representativas. Oposição e subsistemas tem sua autonomia diminuída, ou suprimida.

 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário