domingo, 21 de outubro de 2012

Existe vida inteligente na TV brasileira? Postar até 14/11




É difícil responder se há vida inteligente na TV brasileira? Em um primeiro momento a resposta seria, não. Porém essa resposta não leva em conta a diversidade de programas e de canais ainda mais quando incluímos a TV por assinatura.

Embora a maioria esmagadora dos programas de TV primem pela repetição e senso comum, por reforçar preconceitos contra os pobres, trabalhadores, grevistas, professores, homossexuais, negros, mulheres e por isso incitar a violência contra essas mesmas pessoas, pelo culto ao consumismo e ao mundo fútil das celebridades, mesmo como esse quadro desanimador podemos afirmar que há bons veiculados na TV brasileira.

Logicamente, a maioria desses programas se encontrem na TV por assinatura porque não há interesse das grandes emissoras em oferecer para as classes dos trabalhadores programas de qualidade embora essas emissoras vivam falando que contribuem para a cidadania enquanto promovem seus projetos sociais.

O desafio proposto nessa atividade é garimpar programas que propiciem que as pessoas reflitam sobre assuntos de interesse da sociedade. O programa que escolhi se chama DESTINO EDUCAÇÃO e ao assisti-lo fica claro como a Educação no Brasil como um todo, em São Paulo em particular tem muito que avançar, e que o discurso do governador que as Escolas de São Paulo estão melhorando e que ele paga bem os professores do Estado é uma grande mentira.
Mas melhor do falar, é assistir a esse programa.

Sinopse
Finlândia: Famosa pela qualidade de ensino, a Finlândia é apontada como modelo para todas as nações. Por lá, professor para entrar em sala tem, no mínimo, mestrado, e a autonomia é palavra de ordem. No Ensino Médio, por exemplo, os estudantes têm direito a escolher o que querem aprender. A carga horária não é exageradamente grande e a biblioteca é um dos passatempos preferidos. Em média, um estudante vai 12 vezes à biblioteca ao longo de um ano. Com ajuda de especialistas, esse episódio vai discutir também: como o governo conseguiu a difícil tarefa de igualar a qualidade do ensino? Por que a profissão de professor é a mais desejada pelos jovens, mesmo sem oferecer os salários mais altos da região? E aos melhores profissionais cabe a tarefa de trabalhar nas piores escolas. Por quê? Por fim, quais as lições que o mundo pode aprender com os finlandeses apesar de ser um país tão diferente?
Toda segunda, às 21h
Reprise: terças-feiras, às 13h30, e domingos, às 18h

10 comentários:

  1. Gabriel Francelino Dario / 2ºA / nº10
    E.E.Felipe Cantusio
    http://www.youtube.com/watch?v=dnSbQJ93Sao&feature=fvst
    http://pt.wikipedia.org/wiki/CQC_-_Custe_o_Que_Custar
    O programa Custe o que custar (CQC) na Tv bandeirantes é um programa que mostra que ainda existe vida inteligente na TV brasileira.
    O programa CQC além de ser um programa humorístico, é um programa que trata de vários assuntos, como diferenças sociais e econômicas, preconceitos, e outros assuntos.
    Um dos quadros do programa o repórter vai até o planalto central entrevistar os políticos questionando assuntos que pouco se fala na mídia de um forma geral, pois são assuntos que não interessam a mídia e seus donos.
    Então o CQC é a prova de que ainda temos uma vida inteligente na TV brasileira, apesar que ele é um dos poucos programas que mostram isso.

    ResponderExcluir
  2. Girotto 2ºA nº11
    E E Felipe Cantusio
    Globo Repórter é um programa jornalístico semanal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo,mostra documentarios de varios artistas.
    Mostra bastidores de programas da rede globo como e feito as gravaçoes por isso acho que e um dos poucos programas que e inteligente na tv brasileita

    ResponderExcluir
  3. Emily Facchin 2°A // E.E Felipe Cantusio

    O Programa que eu escolhi foi "Agora é Tarde" com Danilo Gentilli, é o programa que eu mais gosto de assistir, passa na Band e começa geralmente depois da meia noite.
    O programa Faz criticas a sociedade de forma humorísticas, e com piadas inteligentes. Cada dia ele entrevista uma pessoa e ala também sobre cultura, politica, sociedade, tecnologia e etc.

    ResponderExcluir
  4. TRABALHO DO PROGRAMA...
    Eu escolhi o programa É COM VOCÊ CIDADÃO por mostra o que acontece no Brasil, com entrevistas nas ruas de grandes cidades do país, aborda vários temas sobre: Nota fiscal, lixo nas ruas, direito dos usuários da saúde, conselho tutelar, nova certidão de nascimento, agência de nacional de saúde suplementar ECV, disque denúncia, flanelinha, lugares reservados em transporte público e etc. Ele acaba exibindo na TV, mostrando como as pessoas sofrem no Brasil , quem não obedece a lei do anti - fumo,alimento das crianças como se deve cuidar. As condições de saúde e cidadania, sempre privilegiando o conhecimento da população sobre estes temas. Abrange a dimensão da prestação de serviço, estimulando as possibilidades de contribuição do cidadão comum na construção de uma sociedade melhor.

    PEDRO AUGUSTO Nº29 2ºA

    ResponderExcluir
  5. O programa 'QUEM FICA DE PÉ' que passa na band, na parte da noite, de terça e quinta, é um programa de perguntas sobre conhecimentos gerais, sobre matematica, e sobre o que está acontecendo atualmente.
    Ele é bom, porque além de estimular a estudar e pensar na hora de responde, ele vem acompanhado de dinheiro, a pessoa pode ganhar até cem mim reais. Ele funciona da seguinte maneira ... as pessoas ficam dentro de um circulo, então uma só, fica no meio de todos os outros, e essa pessoa que fica no meio, escolhe uma pessoa e começa o jogo, quem erra vai no burraco sem ser aviso, e ganha o tanto de dinheiro que tem na moeda do circulo da pessoa que caiu. E assim vai, até sobra 1 e a pessoa do meio derrotar esse 1 e ganhar cem mil reais.. ela pode ir desistindo conforme o jogo e sair com o tanto de dinheiro que ela já havia conquistado.
    Enfim, ele estimula as pessoas saberem o que acontece na cidade e no mundo, sem sabe isso não tem como participar do jogo, e é a mistura de bastante culturas por causa das perguntas, e tudo mais.

    Nome: Flávia Martinelli nº:08 2ºanoA // Felipe Cantusio

    ResponderExcluir
  6. Nome : Tayna Poles N°33 2°A

    Trabalho sobre programa de TV.
    Eu escolhi o programa CQC (custe o que custar ) , pois ele critica a política de uma maneira engraçada .
    Ao decorrer do programa os políticos são entrevistados , com perguntas que falam sobre seus erros e sobre corrupção.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Larissa Caroline N° 23 2°A
    Trabalho sobre programa de TV.
    Achei legal comentar sobre o programa 22º volts, que é uma séria exibida no Multshow, apresentado pelo humorista Paulo Gustavo. O programa é feito em um “palco” de teatro e o tema é sobre situações inusitadas, constrangedoras e cômicas retratando o cotidiano usando sempre personagens criados pelo ator.

    ResponderExcluir
  8. LEISIANE SANTOS DE SOUZA Nº24 2ºA

    O programa que eu escolhi é TABU de um canal a cabo chamado Nat Geo.A ideia do programa é falar sobre diversos costumes em certas sociedades , costumes esses que são considerados normais para uma e totalmente desprezadas em outra, são temas como morte, fanatismo, rituais, crimes e punições, formas de amor e mudanças de personalidade.O programa mostra que cada cultura tem seus costumes que são aceitáveis na mesma e consideradas tabu em outras , daí o nome do programa.
    O programa mostra que devemos respeitar a costume de cada sociedade, respeitar o que é diferente.

    SEGUE UM VÍDEO DE 10 MIN. DE UM EPISODIO

    http://www.youtube.com/watch?v=befS-RRqgPU

    ResponderExcluir
  9. Gabriel Valério N 13 2A

    O programa escolhido foi o globo esporte na globo,pois é bem interativo
    a traz as noticias de forma dinâmica no esporte e sem ficar enjoativo e é um programa bem flexível pois pode pegar varios assuntos de um vez so

    Me da nota em

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo Marchini n31 2A
    Caçadores de Relíquias esse programa é legal porque mostra matérias de gerações passadas que hoje tem um determinado valor de certa forma um é capital ou seja estao a venda coisas improváveis como cadeiras elétricas itens da segunda guerra mundial e assinaturas de pessoas mortas entre outras coisas o ponto mais improvavel é a movimentação que isso traz de pessoas para a loja de relíquias isso causa muito impacto na audiência pois n só pessoas idosas crianças e adultos assitem

    Portanto recomendo esses canal 82 Tv fexada

    ResponderExcluir