Olá. Nesse blog você encontrará temas ligados a cidadania e cultura. Seja muito bem vindo e sinta-se a vontade para deixar sugestões, críticas e aquela dica imperdível de algo que você encontrou na web.
Naquele Periodo o Brasil era um pais democratico . Apos forças armadas assumirem o governo em 1964 impono um governo de ditadura e deixando de ser democratico , onde o poder politico é efetivamente controlados por militares. O video varias vida de Joana mostra que ocorreu graves e manifestaçoes politicas e sociais contra os opositores ao novo regime , e quem eram contra os militares usavam metodos violentos
O Brasil quando foi dominado pela ditadura, não se deixou levar com facilidade, as pessoas lutavam contra isso, mas os métodos eram terríveis, fortíssimos e nem sempre se conseguia, devido as tantas punições contra quem tentasse contra eles. Joana foi uma mulher meio homem, que lutava contra aquilo que lhe era imposto, ela teve que assumir uma postura diferente das outras, e desde criança, como mostra no video, ela realmente era diferente das outras. Entendi pelo video, que se chama "várias vidas de Joana" pela quantidade de coisas que ela tinha que ser ao mesmo tempo, tinha que ser mulher, mãe, amiga, viajar e protestar, e ser forte, segurar seus sentimentos, emoções. Os militares perseguiam aqueles que não aceitavam seus métodos, e nem por isso, Joana (e muitos) desistiu. A importância dada por Joana era mulher, se dá pelo fato de que naquela época somente homens comandavam, as mulheres conquistaram recentemente o direito de cidadãs, e Joana lutava como cidadã, ignorando o que lhe era de direito, na verdade, lutando para que tivesse direito. E foi por mulheres como Joana que o Brasil deixou de viver em regime ditatorial e passou a ser democrático, de direito de todos, inclusive, das mulheres.
Pelo vídeo,entendi que,Joana era uma mulher que lutou em sua curta carreira na vida,se manifestando e protestando contra à ditadura militar imposta pelo novo regime decrático. Ela nasceu em uma cidade no interior,e não tinha boas condições de vida.Ao passar do tempo,quando Joana já estava grande,não esperava o que iria acontecer. Aos 18 anos,Joana desembarcou no Rio de Janeiro,e não sabia o que lhe esperava.Ela estava no local em que estava acontecendo,os principais acontecimentos do país,estava sendo realizada à Copa do Mundo de Futebol no Brasil,estava começando principalmente à ditadura militar,imposta pelo novo regime democrático. Na data de primeiro de Abril de 1964,estavam nas ruas do Rio de Janeiro,as forças armadas,por motivo,que logo seria declarado à ditadura,e porque eles sabiam que averiam manifestações. Ao ser declarada à ditadura,começou as manifestações,eram manifestantes contra militares.Os militares usaram métodos dolorosos para deterem os manifestantes.Dentre os manifestantes,estava Joana.E dentre os mortos,ápos as manifestações,tambem estava Joana,pois Joana tambem se manifestou dentre eles. Joana foi uma mulher que muito sofreu,pois viveu os principais acontecimentos do país,sendo lutadora,guerreira e esforçada.Por esse motivo,tambem foi feito esse vídeo.
O vídeo mostra que Joana morava em uma pequena cidade, com condições de vida muito ruins. Quando ela ainda era pequena, teve a Copa do Mundo no Brasil. Naquela época, o Brasil foi dominado pela ditadura, o povo até tentava lutar contra os ditadores, mas as punições contra quem lutasse contra eles era muito rigorosa. Joana teve o papel não só de mulher, mas também de homem, pois ela tinha uma personalidade que quando não aceitava algo que lhe era imposto, ela lutava contra aquilo,e naquela época isso não era normal. O significado do título do vídeo, é que mostra Joana como uma pessoa muito batalhadora, ela tinha que ser várias "pessoas" ao mesmo tempo, porque ela iajava para outros lugares para protestar, batalhas por aquilo que achava que tinha direito. Naquela época, os militares eram muito severos, e perseguiam quem fosse contra seus métodos, mas como Joana e os outros lutavam pelos seus ideiais, não desistiram. Joana teve um papel muito importante, pois naquela época, eram os homens que tinham o poder sobre tudo, e as mulheres tinham apenas que obedecê-los, e ela lutava contra isso, para que as mulheres também tivessem os seus direitos como cidadãs. Assim como a luta de Joana e de outras tantas mulheres em busca de seus direitos, o Brasil deixou de ser um país que vivia na forma de ditadura, e passou a ser um país democrático, onde todos tinham direito, inclusive as mulheres.
Nome: Vitor De Angelis Nº: 39 Série: 3ºB Escola: Felipe Cantúsio
Pelo que entendi no vídeo, Joana nasceu em uma família humilde, porém feliz. Só que essa felicidade duraria pouco, pois ao chegar ao Rio de Janeiro, foi surpreendida pela tomada dos militares no poder. E Joana dentre milhares de pessoas ia também contra a ditadura imposta pelos mesmos. Foi onde começou a haver manifestações populares contra esse regime. Porém as respostas dos militares contra esses manifestantes foram cruéis, com prisões, torturas e assassinatos. O nome do vídeo “Várias Vidas de Joana”, se dá pelo fato de Joana ser mulher corajosa, que se impunha diante da submissão aos homens. Lutava pelos seus ideais e pela instalação do sistema Democrático no Brasil, para que as mulheres também pudessem fazer parte da história do país. Joana morreu aos 24 anos entre tantas outras mulheres e homens, lutando para que todos tivessem seus direitos garantidos com dignidade. - Nome: Gabrielle Luiza Ferreira N°: 08 Série: 2°B E.E. Felipe Cantúsio.
O documentário relata que a menina Joana foi criada por uma família com uma classe social não muito estável, porém mostrava que ela foi bem criada e educada pelos seus pais. Cresceu no interior alheia aos principais acontecimentos do país. Mais tarde ao completar seus dezoito anos, veio ao Rio de Janeiro quando, os militares estavam tomando posse do poder e o país estava a se tornar um pais de ditadura. Com o novo comandante no poder naquela época, Joana e os outros cidadãos daquele tempo, se revoltaram e começaram a surgir as manifestações de greves entre outras. Com essas manifestações que Joana estava a frente, os militares prendiam, agrediam os manifestantes. O objetivo de Joana, era que o pais não fosse um sistema de ditadura e sim um sistema democrático.
Naquele Periodo o Brasil era um pais democratico . Apos forças armadas assumirem o governo em 1964 impono um governo de ditadura e deixando de ser democratico , onde o poder politico é efetivamente controlados por militares.
ResponderExcluirO video varias vida de Joana mostra que ocorreu graves e manifestaçoes politicas e sociais contra os opositores ao novo regime , e quem eram contra os militares usavam metodos violentos
Maycon Monteiro
3/B
N/26
O Brasil quando foi dominado pela ditadura, não se deixou levar com facilidade, as pessoas lutavam contra isso, mas os métodos eram terríveis, fortíssimos e nem sempre se conseguia, devido as tantas punições contra quem tentasse contra eles.
ResponderExcluirJoana foi uma mulher meio homem, que lutava contra aquilo que lhe era imposto, ela teve que assumir uma postura diferente das outras, e desde criança, como mostra no video, ela realmente era diferente das outras. Entendi pelo video, que se chama "várias vidas de Joana" pela quantidade de coisas que ela tinha que ser ao mesmo tempo, tinha que ser mulher, mãe, amiga, viajar e protestar, e ser forte, segurar seus sentimentos, emoções.
Os militares perseguiam aqueles que não aceitavam seus métodos, e nem por isso, Joana (e muitos) desistiu.
A importância dada por Joana era mulher, se dá pelo fato de que naquela época somente homens comandavam, as mulheres conquistaram recentemente o direito de cidadãs, e Joana lutava como cidadã, ignorando o que lhe era de direito, na verdade, lutando para que tivesse direito. E foi por mulheres como Joana que o Brasil deixou de viver em regime ditatorial e passou a ser democrático, de direito de todos, inclusive, das mulheres.
Patrícia Moraes
3ºB
nº31
Pelo vídeo,entendi que,Joana era uma mulher que lutou em sua curta carreira na vida,se manifestando e protestando contra à ditadura militar imposta pelo novo regime decrático.
ResponderExcluirEla nasceu em uma cidade no interior,e não tinha boas condições de vida.Ao passar do tempo,quando Joana já estava grande,não esperava o que iria acontecer.
Aos 18 anos,Joana desembarcou no Rio de Janeiro,e não sabia o que lhe esperava.Ela estava no local em que estava acontecendo,os principais acontecimentos do país,estava sendo realizada à Copa do Mundo de Futebol no Brasil,estava começando principalmente à ditadura militar,imposta pelo novo regime democrático.
Na data de primeiro de Abril de 1964,estavam nas ruas do Rio de Janeiro,as forças armadas,por motivo,que logo seria declarado à ditadura,e porque eles sabiam que averiam manifestações.
Ao ser declarada à ditadura,começou as manifestações,eram manifestantes contra militares.Os militares usaram métodos dolorosos para deterem os manifestantes.Dentre os manifestantes,estava Joana.E dentre os mortos,ápos as manifestações,tambem estava Joana,pois Joana tambem se manifestou dentre eles.
Joana foi uma mulher que muito sofreu,pois viveu os principais acontecimentos do país,sendo lutadora,guerreira e esforçada.Por esse motivo,tambem foi feito esse vídeo.
Esse comentário acima foi do aluno:Leonardo Ribeiro
ResponderExcluirDa escola:Felipe Cantusio
Nº de chamada:18
Série:3ºb
Obrigada!
O vídeo mostra que Joana morava em uma pequena cidade, com condições de vida muito ruins. Quando ela ainda era pequena, teve a Copa do Mundo no Brasil. Naquela época, o Brasil foi dominado pela ditadura, o povo até tentava lutar contra os ditadores, mas as punições contra quem lutasse contra eles era muito rigorosa. Joana teve o papel não só de mulher, mas também de homem, pois ela tinha uma personalidade que quando não aceitava algo que lhe era imposto, ela lutava contra aquilo,e naquela época isso não era normal. O significado do título do vídeo, é que mostra Joana como uma pessoa muito batalhadora, ela tinha que ser várias "pessoas" ao mesmo tempo, porque ela iajava para outros lugares para protestar, batalhas por aquilo que achava que tinha direito. Naquela época, os militares eram muito severos, e perseguiam quem fosse contra seus métodos, mas como Joana e os outros lutavam pelos seus ideiais, não desistiram. Joana teve um papel muito importante, pois naquela época, eram os homens que tinham o poder sobre tudo, e as mulheres tinham apenas que obedecê-los, e ela lutava contra isso, para que as mulheres também tivessem os seus direitos como cidadãs. Assim como a luta de Joana e de outras tantas mulheres em busca de seus direitos, o Brasil deixou de ser um país que vivia na forma de ditadura, e passou a ser um país democrático, onde todos tinham direito, inclusive as mulheres.
ResponderExcluirNome: Vitor De Angelis
Nº: 39
Série: 3ºB
Escola: Felipe Cantúsio
Pelo que entendi no vídeo, Joana nasceu em uma família humilde, porém feliz. Só que essa felicidade duraria pouco, pois ao chegar ao Rio de Janeiro, foi surpreendida pela tomada dos militares no poder. E Joana dentre milhares de pessoas ia também contra a ditadura imposta pelos mesmos. Foi onde começou a haver manifestações populares contra esse regime. Porém as respostas dos militares contra esses manifestantes foram cruéis, com prisões, torturas e assassinatos. O nome do vídeo “Várias Vidas de Joana”, se dá pelo fato de Joana ser mulher corajosa, que se impunha diante da submissão aos homens. Lutava pelos seus ideais e pela instalação do sistema Democrático no Brasil, para que as mulheres também pudessem fazer parte da história do país. Joana morreu aos 24 anos entre tantas outras mulheres e homens, lutando para que todos tivessem seus direitos garantidos com dignidade.
ResponderExcluir-
Nome: Gabrielle Luiza Ferreira
N°: 08
Série: 2°B
E.E. Felipe Cantúsio.
O documentário relata que a menina Joana foi criada por uma família com uma classe social não muito estável, porém mostrava que ela foi bem criada e educada pelos seus pais. Cresceu no interior alheia aos principais acontecimentos do país. Mais tarde ao completar seus dezoito anos, veio ao Rio de Janeiro quando, os militares estavam tomando posse do poder e o país estava a se tornar um pais de ditadura. Com o novo comandante no poder naquela época, Joana e os outros cidadãos daquele tempo, se revoltaram e começaram a surgir as manifestações de greves entre outras. Com essas manifestações que Joana estava a frente, os militares prendiam, agrediam os manifestantes. O objetivo de Joana, era que o pais não fosse um sistema de ditadura e sim um sistema democrático.
ResponderExcluirPedro Gino
nº32
2ºB
Felipe Cantúsio